Existem diferentes vias de transdução de sinal (vias por onde o sinal de um hormônio que interage com receptores da membrana da célula é passado para o citoplasma e desencadeia seus efeitos), uma delas é a via da fosfolipase C, nela o cálcio atua como um dos mensageiros secundários(molécula que atua sobre reações na célula alvo, que resulta na resposta característica desta célula a determinado hormônio sem que este tenha sido introduzido na célula).
A via se inicia com a formação do complexo hormônio-receptor , este ativa uma proteína G, que estimula uma fosfolipase da membrana (fosfolipase C) a hidrolisar o fosfatidilinositol 4,5-bifosfato (PIP2), um fosfolipídio da membrana plasmática, produzindo 2 segundos mensageiros, o inositol (IP3) e o 1,2-diacilglicerol (DG), que possuem diferentes atuações.
O IP3 difunde-se pelo citosol e se liga a receptores dos reservatórios celulares(retículo endoplasmáticoou sarcoplasmático, em músculos) induzindo a liberação de cálcio.
O cálcio por si só já é capaz de exercer diversos efeitos como contração nos músculos esqueléticos. O íon também pode ligar-se à calmodulina e modificar uma série de proteínas. Ainda, o DG ,produzido inicialmente, na presença de cálcio estimula uma proteína quinase de membrana (proteína quinase C) que promove a fosforilação de várias proteínas alterando o funcionamento da célula.
Exemplos de hormônios que ativam a via são a epinefrina, a vasopressina e os hormônios hipotalâmicos de liberação de tirotrofina e de gonadotrofinas.
Referência: TORRES, b.b & MARZZOCCO, A. Bioquímica Básica 3ª ed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário